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Id:409 - (684)
Autor:Grzegorzewski, Edward.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La Organizacion Mundial de la Salud y la formacion del medico^ies / The World Health Organization and medical training
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;41(1):7-9, jul. 1956. .
Resumo:Como uma das agências da família das Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde está consciente da complexidade dos fatores que influenciam a saúde do homem e crê que a pessoa fundamental na luta por saúde, o médico, deve estar preparado adequadamente para compreender dessa complexidade e atuar em conseqüência. São importantes, a este respeito, algumas considerações baseadas em estudos de tendências e problemas de educação médica. As funções principais da educação médica podem se agrupar em três categorias: ensino, investigação e serviço. Cada uma destas funções deve se basear em objetivos definidos, nos recursos que são mobilizados para este propósito e as condições que determinam este trabalho dos médicos. O autor aconselha que seja realizada uma revisão de tempos em tempos dos objetivos e métodos docentes e a adoção de uma atitude ativa em conformidade com a tendência do tempo atual. É verdade que o conhecimento básico em medicina deve ser comum a todos os médicos em diferentes partes do mundo, mas este conhecimento básico será de valor relativo se não se suplementa com um ensino especial que leva em conta as condições e problemas locais específicos. A educação médica está habitualmente em estreita relação com todo o sistema educacional do país. Mas, junto com a investigação, a atenção médica e a saúde pública, constitui parte do esforço total de um país para o progresso em matéria de saúde e de bem estar da nação. Os responsáveis dessas atividades devem trabalhar em conjunto para determinar o tipo de médico que a sociedade requer. Esta conjunção facilitará aos educadores médicos a tarefa de formular o programa de ensino adequado para essa sociedade. Esse programa deve também levar em conta as necessidades quantitativas e qualitativas que o país tem de médicos gerais e especialistas. De acordo com o autor, deve-se criar uma atmosfera científica e inspirar ao pessoal docente jovem e aos estudantes a ideia de busca contínua da verdade, mesmo em um trabalho de rotina diária. Por fim, é feita uma reflexão, na qual se considera que seja realizada uma revisão contínua e modificação de objetivos e métodos individuais e coletivos, o intercâmbio e a combinação das experiências, uma experimentação cuidadosa planejada no processo de ensino e aprendizagem, que ajudará aos médicos e profissionais da saúde a manter o papel ativo, honorável e construtivo da educação médica no progresso social e cultural dos países^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Educação Médica/normas
Escolas Médicas/normas
Organização Mundial da Saúde
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v41n1p7.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 024

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Id:408 - (683)
Autor:Salveraglio, Federico J.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La enseñanza de la higiene y medicina preventiva en las facultades de medicina^ies / Instruction in public health and preventive medicine offered in medical schools
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;35(4):375-385, oct. 1953. .
Resumo:O autor, professor de saúde pública na Escola de Medicina de Montevideo, relatou as atividades que observou durante a visita a várias Escolas de Medicina e Higiene da Europa, Norte e Sul da América. Ele destaca o interesse que vem sido mostrado no ensino da medicina preventiva e social, particularmente nas escolas das Américas. É feita uma descrição de diferentes técnicas de instrução, as quais são baseadas geralmente nestes princípios: 1) ensino da estatística médica nos primeiros anos de carreira; 2) ensino da epidemiologia clínica, centrado no ensino ao redor do enfermo; 3) integração do ensino com a medicina preventiva e social com o ensino clínico e também de matérias básicas; 4) ensino do planejamento da administração sanitária e de assistência médica. Propõe o seguinte plano para o ensino da medicina preventiva da Faculdade de Medicina: 1) um curso de estatística médica, no primeiro ou segundo ano de carreira; 2) um curso de epidemiologia clínica, coordenado com o curso de patologia e clínica de doenças infecciosas no quarto ano; 3) o estudante deve realizar o estudo sócio-médico de pacientes sob seus cuidados nos cursos clínicos; 4) que se dê mais extensão ao ensino da medicina preventiva nas clínicas infantis, obstetrícia, psiquiatria, entre outras; 5) que no último ano se ensine na forma prática a parte de higiene ambiental, medicina social e administração sanitária; 6) considera que em todos os exames de clínica, deve-se interrogar ao examinado a propósito dos problemas epidemiológicos ou de medicina social que se levanta o doente estudado^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Educação Médica/normas
Medicina Preventiva/eucc
Escolas Médicas/normas
Currículo
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v35n4p375.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 023

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Id:397 - (672)
Autor:Hurtado, Alberto.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Impresiones acerca del Primer Congreso Mundial de Educacion Medica^ies / Impressions of the First World Congress on Medical Education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;37(1):10-22, jul. 1954. .
Resumo:Neste artigo são colocadas algumas impressões acerca do Primeiro Congresso Mundial de Educação Médica, na Faculdade de Medicina de Lima, Peru, em outubro de 1953. Sendo assim, o autor conduz o texto tendo como questionamento os problemas de educação médica, que segundo consenso dos órgãos médicos, são em boa parte, problemas da educação geral do indivíduo. Tais problemas se iniciam antes que o estudante ingresse na Faculdade de Medicina e se estendem além da graduação. A resposta para esta questão consiste na preparação do meio de onde se lançará a semente dos conhecimentos médicos e a manutenção do produto da semente lançada. Sendo assim, as matérias ministradas nas faculdades de Medicina também foram discutidas, e um dos apontamentos é de que, para uma formação mais completa e humanista, sejam ministradas cadeiras como antropologia, psicologia entre outras. A educação médica é uma grande questão da profissão de médico, pois tem repercussões políticas e sociais ampliadas, visto que seu objetivo é preparar eficientemente a quem vai ser utilizado pelo Estado e a sociedade. Desta forma, é justo e eqüitativo que tal problema seja resultado mediante da ação conjunta de todas as partes interessadas, com o aporte da técnica e o fornecimento dos meios econômicos requeridos, tendo como moto o bem-estar de todos os semelhantes. Estas foram, em linhas gerais, algumas preocupações que foram expostas no Primeiro Congresso Mundial de Educação Médica, visto que suas atividades e debates foram voltados exclusivamente para o período que conduz o estudante a obtenção do título profissional, ou seja, a sua formação durante a graduação^ipt.
Descritores:Educação Médica/normas
Educação Médica/tndd
Escolas Médicas/normas
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v37n1p10.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C02 - 045

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Id:238 - (417)
Autor:Organización Panamericana de la Salud; Federeción Panamericana de Asociaciones de Facultades (Escuelas) de Medicina.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Informe final del Grupo de Trabajo sobre Requisitos Mínimos para la Creación de Escuelas de Medicina^ies / Final report of the group working in the minimum requirements for the establishment of medical schools
Fonte:Educación Medica y Salud;13(3):274-287, 1979. .
Resumo:Trata de assuntos abordados pelo grupo de trabalho que se reuniram em Salvador, Bahia, em dezembro 1977, com a finalidade de analisar as recomendações apresentadas no relatório em princípios básicos para o desenvolvimento da instrução médica na América Latina e na área do Caribe, e para considerar as maneiras alternativas propostas de executá-las. Fornece uma introdução a cada um dos tópicos principais que deviam ser considerados pelo grupo de funcionamento, a saber: aspectos socioeconômicos, práticas da saúde e o treinamento médico; as inter-relações entre o processo e os serviços de saúde educacionais; características institucionais e do programa das instituições que produzem médicos. Apresenta em anexo a lista dos participantes do grupo de trabalho^ipt.
Descritores:EDUCAÇÃO MÉDICA
ESCOLAS MÉDICAS
AMÉRICA LATINA
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/5078.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-03 - 041



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