Resumo: | Neste artigo são colocadas algumas impressões acerca do Primeiro Congresso Mundial de Educação Médica, na Faculdade de Medicina de Lima, Peru, em outubro de 1953. Sendo assim, o autor conduz o texto tendo como questionamento os problemas de educação médica, que segundo consenso dos órgãos médicos, são em boa parte, problemas da educação geral do indivíduo. Tais problemas se iniciam antes que o estudante ingresse na Faculdade de Medicina e se estendem além da graduação. A resposta para esta questão consiste na preparação do meio de onde se lançará a semente dos conhecimentos médicos e a manutenção do produto da semente lançada. Sendo assim, as matérias ministradas nas faculdades de Medicina também foram discutidas, e um dos apontamentos é de que, para uma formação mais completa e humanista, sejam ministradas cadeiras como antropologia, psicologia entre outras. A educação médica é uma grande questão da profissão de médico, pois tem repercussões políticas e sociais ampliadas, visto que seu objetivo é preparar eficientemente a quem vai ser utilizado pelo Estado e a sociedade. Desta forma, é justo e eqüitativo que tal problema seja resultado mediante da ação conjunta de todas as partes interessadas, com o aporte da técnica e o fornecimento dos meios econômicos requeridos, tendo como moto o bem-estar de todos os semelhantes. Estas foram, em linhas gerais, algumas preocupações que foram expostas no Primeiro Congresso Mundial de Educação Médica, visto que suas atividades e debates foram voltados exclusivamente para o período que conduz o estudante a obtenção do título profissional, ou seja, a sua formação durante a graduação^ipt.
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